III SIMPOGEO - III SIMPÓSIO SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA

O Ensino de Geografia e a Conjuntura Atual: o lugar/mundo, estratégias de produção e apropriação
18 a 21 de setembro de 2007


As novas transformações na reestruturação produtiva provocam fortes tensões nas relações nas diversas escalas do espaço social. Na dimensão mundial os constantes conflitos entre países nações através das contínuas crises do capital versus trabalho, resultam em conflitos bélicos, no processo de re-colonização dos países periféricos, da instabilidade produtiva que se apresenta com altos índices de desemprego e pela perda da garantia mínima de vida do trabalhador, fatos que se refletem na dimensão mundial, nacional e local.
Como se situa o professor de geografia diante dessa conjuntura? Como ler geograficamente nas diferentes escalas as formações de redes que são produzidas no espaço banal? Nos espaços luminosos e sobremodo nos opacos? Como acompanhar a aceleração da informatização e a contínua re(produção do espaço) diante da flexibilização da produção? Os professores se vêem no turbilhão dessa cotidianidade e infelizmente, muitos antes de fazer a crítica de fundo dessa realidade a reforçam, envolvidos nas dificuldades cotidianas e afastados das possibilidades de enriquecimento de sua prática docente. Tal situação exige uma imediata reflexão política na tentativa de fazer pensar criticamente a conjuntura mundial/nacional e local assim como o repensar as práticas escolares na tentativa de fazer avançar as possibilidades de mudanças, nas diversas escalas para a constituição de uma rede de intercâmbio na especificidade dos conteúdos geográficos.
No campo da formação para a prática docente se questiona: Como trabalhar os temas contemporâneos? O que definir como essencial? E o que é essencial?
Neste viés o III SIMPOGEO objetiva refletir criticamente sobre o ensino da geografia na conjuntura atual no e do lugar/mundo, assim como as estratégias de sua produção e apropriação e indicar caminhos que favoreçam mudanças substanciais no processo de
formação continuada, para que possam ocorrer alterações fundamentais no processo ensino-aprendizagem e consequentemente nas diferentes escalas espaciais.

A partir dessa dimensão o III SIMPOGEO abre cinco eixos de discussão:

1. A atual conjuntura mundial, nacional e local e a leitura da espacialidade para o ensino da geografia.
2. O currículo do curso de geografia e sua adequação a prática docente
3. As políticas de educação e prática docente
4. O livro didático no contexto atual e o ensino de geografia
5. Experiências de pesquisas sobre o espaço geográfico.

ATIVIDADES

I. COFERÊNCIA DE ABERTURA:
O Ensino de Geografia e a Conjuntura atual: o lugar/mundo, estratégias de produção e apropriação

– Prof. Dr. Ruy Moreira – UFF/RJ
Debatedora: Profa. Dra. Josefa de Lisboa Santos NUGEO/UFS Campus Itabaiana

II. MESAS REDONDAS
1 - A Conjuntura Atual no lugar/mundo: estratégias de produção e apropriação

– Prof. Dra. Alexandrina Luz Conceição NPGEO/UFS
– Prof. Dr. José Eloízio da Costa DGE/UFS
Debatedor: Prof. Sócrates Menezes DGE/UFS

2. A Conjuntura atual e a prática docente

- Prof. Adalberto SEED/SE
- Prof. Aldrin SEED/SE
- Profª. Ralmira SEED/SE
Debatedor: Prof. Lucas Gama Lima NUGEO/UFS Campus Itabaiana

3 – Os Currículos dos Cursos de Geografia e a Prática Docente

1. Prof. Msc. Genésio José dos Santos DGE/UFS
2. Prof. Msc. José Adailton Barroso da Silva SEED/SE e Universidade Tiradentes/SE
3. Prof. Msc. Maria dos Prazeres Néri - FJAV/Lagarto-Se

REALIZAÇÃO:

AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros)

APOIO:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DEPTO DE GEOGRAFIA – São Cristóvão
NÚCLEO DE GEOGRAFIA - Itabaiana
DALIGEO

CONTATOS

aracajuagb@yahoo.com.br
fone: 2105 6524

aluz@oi.com.br

josefalisboa@uol.com.br

0 comentários: