Encontro Sergipano de Geografia & IV Simpósio sobre Ensino de Geografia

Encontro Sergipano de Geografia & IV Simpósio sobre Ensino de Geografia

Geografia & Ensino: nossas práticas, nossos desafios


APRESENTAÇÃO

O I Encontro Sergipano de Geografia & IV Simpósio sobre Ensino de Geografia agrega à Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Aracaju, as Instituições de Formação dos Profissionais em Geografia do Estado de Sergipe: a Universidade Federal de Sergipe (UFS), representada pelos campi de Itabaiana, São Cristóvão e pelo Núcleo de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO), a Faculdade José Augusto Vieira (FJAV) e a Universidade Tiradentes (UNIT), com o propósito de reunir profissionais, estudantes e demais interessados na área, para um debate em torno da Geografia e do seu papel de “testemunha ativa” das relações responsáveis pela produção do espaço. Esta parceria, que vem sendo concebida desde os Simpósios realizados nos anos de 2005, 2006 e 2007 vem consolidar o desafio da produção/reprodução de espaços dialógico-interativos que oportunizem a troca de idéias, questionamentos e posicionamentos na elaboração e re-elaboração da nossa teoria/prática de maneira a constituir um importante passo possibilitador do pensar crítico e criativo, garantidor da autonomia intelectual.

A colaboração mútua entre a AGB e as Instituições formadoras desses profissionais representa a seriedade no desenvolvimento de atitudes e responsabilidades para o compromisso investigativo do/no aprender-ensinar-aprender que se configura na práxis educativa. Sabe-se que a rigor, no âmbito das instituições de formação profissional, a criação de espaços de debates para a produção do conhecimento é o ponto de partida para o processo de construção da autonomia intelectual que deve levar o profissional ao saber fazer.

Para atender essa demanda, o Evento proposto tem como apoio a reflexão de temas que se estabelecem na interface entre os conteúdos da Geografia na sua inserção nas Ciências Humanas, no ensino e na formação de professores no seu alicerce científico à medida que se apóia nos saberes e experiências dos profissionais e estudantes da ciência geográfica, nas suas práticas político-pedagógicas, para socializar conhecimentos, instigar fazeres e atitudes transformadoras da realidade.

Nesse contexto intenciona-se indicar caminhos que favoreçam mudanças ao processo ensino-aprendizagem e a constituição de uma rede de intercâmbios entre os profissionais e envolvidos com a Ciência Geográfica.

JUSTIFICATIVA

A realização do I Encontro Sergipano de Geografia & IV Simpósio sobre Ensino de Geografia apresenta-se como necessário à produção de uma leitura de mundo que extrapole a explicação do senso comum, (des) construindo a imagem da Geografia, enquanto disciplina enfadonha e desinteressante e aproxime os alunos e professores com suas diferentes experiências, de modo a oportunizar uma reflexão sobre suas práticas.

Se o poder da Geografia está na sua capacidade de explicar os processos que produzem o espaço, o desafio que se coloca é o de refletir sobre as perspectivas manifestas na sociedade, como por exemplo: o desemprego, a segregação espacial e a crescente concentração de renda.

Os profissionais em Geografia, imersos nesse contexto, ao contrário de compreenderem as perspectivas que estão postas e realizar a crítica, acabam por legitimá-lo e ou mesmo reforçá-lo; asfixiados de muitos afazeres, para sobreviverem das condições caóticas resguardadas pela/para a educação, envolvidos nas dificuldades e afastados das possibilidades de enriquecimento de sua prática docente, via atualização de conhecimentos.

Nesse desafio, o repensar a prática do professor a partir do que e de como ele ensina e leva o aluno a aprender desvela a necessidade de fomentar o debate, cuja ausência vem corroendo e subvertendo as possibilidades do trabalho coletivo e contribuindo para a precarização do trabalho docente. A possibilidade da autonomia, da criatividade e da crítica no âmbito do trabalho docente exige uma imediata reflexão política na tentativa de fazer repensar as condições de mudanças para a constituição de uma rede de intercâmbio que contribua na formação de qualidade.

Nessa compreensão, reitera-se a importância de investir na descoberta e construção de posturas teórico-metodológicas, investigativas e reflexivas, que possibilitem comportamentos prático-sensíveis face à complexa problemática que estamos vivenciando nesse início de século.

Trata-se de constituir uma frente pela abertura do debate público para a definição de uma agenda política em defesa de uma educação geográfica qualificada. A realização deste Encontro é fundamentada nesta perspectiva através da valoração e construção de um diálogo permanente com os profissionais e estudantes da ciência Geográfica.

OBJETIVO GERAL

- O I Encontro Sergipano de Geografia & IV Simpósio sobre Ensino de Geografia intencionam indicar caminhos que favoreçam mudanças ao processo ensino-aprendizagem, na particularidade dos conteúdos geográficos, proporcionando uma reflexão sobre as nossas posturas teórico-metodológicas e o desenvolvimento de atitudes e responsabilidades para um compromisso investigativo do/no ensinar-aprender-ensinar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- possibilitar um intercâmbio para o debate político acerca de uma educação geográfica qualificada;

- refletir sobre as perspectivas teórico-metodológicas que permeiam as propostas curriculares e as posturas pedagógicas relacionadas ao ensino de geografia;

- manter aceso o debate em torno da importância do ser professor;

- contribuir com a troca de experiências didático-pedagógicas para o enriquecimento das práticas geográficas;

PÚBLICO ALVO

Profissionais da Geografia em geral, alunos dos Cursos de Geografia e de Ciências afins e outros interessados;

ATIVIDADES

ATIVIDADES CULTURAIS

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

MESAS REDONDAS

GRUPOS DE TRABALHOSGTs

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

PROGRAMAÇÃO E CRONOGRAMA

DIA 22.01 QUINTA-FEIRA

MANHÃ: ABERTURA

TARDE: CONFERÊNCIA DE ABERTURA:

Geografia & Ensino: nossas práticas, nossos desafios

· Profª. Drª. Núria Hangley Cacete - Faculdade de Educação da USP/SP

· Prof. Dr. Nelson Rego – UFRGS/RS

Coordenador: Prof. Dr. Hélio Mário de Araújo – DGE-UFS/Campus São Cristóvão

NOITE: MESA REDONDA 01

Os pressupostos filosóficos da/na Geografia

  • Profª. Drª. Alexandrina Luz Conceição - NPGEO/UFS – Presidente da AGB Nacional

Debatedor: Prof. Msc. José Adailton Barroso da Silva – UNIT/Aracaju

DIA 23.01 SEXTA-FEIRA

MANHÃ: MESA REDONDA 02

As orientações curriculares na Geografia

  • Profª. Drª. Núria Hangley Cacete - Faculdade de Educação da USP/SP
  • Profª. Msc. Maria Ester Ferreira da Silva - UFAL

Debatedora: Profa. Drª. Ana Rocha Santos – UFS/Campus Itabaiana

TARDE: GRUPOS DE TRABALHOS - GTs


DIA 24.01 SÁBADO

MANHÃ: Apresentação de Trabalhos

TARDE: MESA REDONDA 03

O Professor como Sujeito

  • Prof. Dr. Nelson Rego – UFRGS/RS
  • Profª. Msc. Lianna de Melo Torres - DED/UFS

Coordenador: Profa. Msc. Maria dos Prazeres de A. Nery Santana - FJAV/Lagarto


APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

A apresentação de trabalhos tem por objetivo divulgar estudos e reflexões acerca de experiências pedagógicas e de pesquisas sobre o espaço geográfico. Os textos devem estar relacionados aos eixos propostos e apresentados na forma de artigos, relatos de pesquisa e experiências pedagógicas, notas e resenhas.

NORMAS

1. Será aceito, apenas, um trabalho por autor. Os textos devem ter entre 10 e 15 páginas; margens superior e direita de 3 cm, inferior e esquerda de 2cm; em A-4; fonte Arial 12; espaço 1 e ½ e espaço 1 para citações destacadas. O cabeçalho deve conter o título centralizado e em negrito. Na segunda linha, à direita em espaço simples o(s) nome(s) do(s) autor(es) (máximo de 4 autores p/ trabalho) e, em rodapé, as informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s). Na bibliografia devem constar apenas referências citadas, com nomes de livros em Itálico. É essencial conter introdução (na qual conste metodologia), desenvolvimento e conclusão/considerações finais.

2. Os textos devem ser enviados em formato Word, juntamente com o comprovante de pagamento (a ser scaneado) e com a ficha de inscrição, para o e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
.

OBS: Serão publicados somente os trabalhos que forem apresentados durante o Evento.

3. EIXOS TEMÁTICOS:

I. Educação e Ensino de Geografia

II. A Geografia e as Questões Ambientais

III. Produção do Espaço Agrário

IV. Produção do Espaço Urbano

V. Aportes tecnológicos na Geografia

VI. Teoria, Método e História do Pensamento Geográfico

VII. Geografia e Turismo

VIII. Análise e Gestão de Recursos Hídricos e de Bacias Hidrográficas

IX. Geografia e Turismo

X. Análise e Gestão de Bacias Hidrográficas

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas pela internet, no endereço: www.campusitabaiana.ufs.br. O pagamento da inscrição deve ser em depósito nominal e enviado juntamente com a ficha de inscrição para o endereço eletrônico:
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

O pagamento deve ser feito em nome de:

Márcio dos Reis Santos

Banco do Brasil

Ag: 2611-5

CC: 19 172-8

INFORMAÇÕES

End. AGB:

Av. Marechal Rondon, S/N, Sala 13, Depto de Geografia/UFS, 49100-000 São Cristóvão-SE - fone: 2105 6524

End. Campus Itabaiana

Sala do Núcleo de Geografia - Avenida Vereador Olímpio Grande, s/n, Itabaiana – Sergipe (Antigo CAIC) - fone: 3432 8218

0 comentários: